RODAS&COXINS

Aproveite todos os descontos

30% OFF

MARCIOLUIZPICCOLIDEBONA 

Muito bom atendimento, produto chegou perfeito antes do prazo. 👍

VLSILVESTRE

Muito bom vendedor. O Produto chegou antes do prazo e apesar de ser usado, veio bem embalado e em perfeitas condições de uso.

Fique por dentro das novidades!

Buscar

Tudo que você precisa saber sobre o Cárter do Motor

Atualizado: há 3 dias

Hoje vamos falar sobre o Cárter do Motor, você sabe realmente o que é o Cárter do Motor? Sabe pra quê ele serve? A Motorsmec vai explicar em detalhes! Acompanhe o post para ficar por dentro do assunto! #peçaporpeça


Tudo que você precisa saber sobre o cárter do motor

O que é o cárter?

Quando se falamos sobre as peças do carro, o cárter é uma das peças mais importantes, já que sua função é muito importante para o funcionamento correto do motor. Basicamente, ele é um reservatório metálico ou de fibra, é no cárter que se armazena todo o óleo para lubrificar o motor, além disso, o cárter também ajuda no processo de arrefecimento do motor. Vamos identificar onde o cárter fica:





O Cárter do Motor fica na parte inferior do motor, abaixo do cabeçote, bloco e virabrequim. Sua forma lembra muito uma banheira, seu formato facilita o armazenamento do óleo e a sua administração.






Qual a função do cárter?

Como já dito, o cárter armazena o óleo, porém, junto a bomba de óleo, ele desempenha um papel fundamental para o motor: lubrificar do motor. Enquanto o cárter guarda todo o óleo que cai da parte superior, a bomba de óleo leva novamente esse óleo a parte superior, para repetir o processo e lubrificar novamente o motor.


FIQUE ATENTO! É muito importante verificar constantemente o nível de óleo, pois se faltar óleo no cárter, o motor pode fundir. Na hora da compra, lembre-se de verificar se o óleo é compatível com o seu motor, para evitar desgastes do motor e até mesmo a perda completa do mesmo.


Tipos de Cárter

Existem dois tipos de cárter: cárter seco e o cárter úmido. As principais diferenças entre os dois se referem a aplicação e também aos custos. Vamos ver em detalhes essas diferenças.


Cárter Úmido


O cárter úmido armazena mais óleo e é o mais comum nos carros de produção em série, pois é mais simples e mais barato. Nele, o cárter lubrifica as partes do motor apenas pelo contato de cada rotação, utilizando uma bomba de óleo para realizar a transferência do óleo.


Com certeza é a melhor alternativa para os automóveis do dia a dia. Contudo, quando é necessário um rendimento mais intenso, esse tipo de cárter deixa a desejar. Quando ele é submetido a grandes acelerações, curvas ou em algumas mudanças de direção mais violentas, o lubrificante pode ficar concentrado nos cantos por causa da inércia, o que pode deixar o motor sem lubrificação em algumas áreas sensíveis, levando a avarias graves.


Cárter Seco


Já o cárter seco coloca um fim nessas limitações técnicas, pois o cárter não funciona como um reservatório de óleo. Em algumas marcas como Ferrari e Porche, o óleo está armazenado num reservatório separado do motor, evitando que o lubrificante se mova. Duas bombas fazem com que o óleo chegue a todas as partes do motor com precisão, independente da situação em que o motor é exposto.


As vantagens do cárter seco estão relacionadas com a solução de conseguir levar o óleo exatamente onde é necessário e na quantidade ideal. Sua desvantagem é no custo e na maior complexidade que este sistema apresenta.


Possíveis avarias no Cárter

É preciso ter muito cuidado com o cárter, já que seu mal funcionamento pode resultar em complicações ou até mesmo na perda completa do motor. Veja agora possíveis avarias no cárter:


Fissuras: É uma das avarias mais comum, a fissura ou ruptura no cárter normalmente ocorre por causa de uma pancada, pode levar ao vazamento do lubrificante no motor. Quando isso ocorre, é necessário trocar o cárter inteiro.


Aumento da Pressão: É outra das avarias possíveis no cárter, esse problema pode ter origem em outras partes do motor. A alta temperatura que o lubrificante alcança cria vapores que se não são controlados podem aumentar a pressão no interior do cárter e ocorrem vazamentos.

O que fazer se houver vazamento no Cárter?

Se o cárter estiver com vazamentos, será necessário trocá-lo por inteiro, recomendamos sempre que procure um profissional para realizar o serviço, mesmo que não seja uma tarefa complicada, existem alguns detalhes que não pode deixar passar, já que se trata de uma peça muito importante para o carro. Aqui dentro do nosso site nós temos diversos cárteres catalogados, você pode ver todos clicando aqui.


Para evitar essas avarias, é necessário realizar uma manutenção correta e constante. Se você curtiu as dicas, compartilhe nas redes sociais e comente aqui o que você achou! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!


Instagram | Facebook | Mercado Livre | Shopee




17 visualizações0 comentário

Fique por dentro das novidades!

Contato

Av. Morangueira 2605 - Maringá | Paraná

motorsmecmga@gmail.com

Aceitamos

Show More

MOTORSMEC COMERCIO DE AUTO PEÇAS - EIRELI | CNPJ: 27.172.023/0001-30 | Av. Morangueira, 2605 - Maringá/PR |

87035-676 | motorsmecmga@gmail.com |  Telefone: (44) 99745-4001 / (44) 3025-4001 | Entregas